Mais de 800 estudantes da região farão provas de seleção de intercâmbio
Avaliação promovida pelo Governo do Estado é uma das etapas para a classificação dos 500 estudantes que farão intercâmbio no primeiro semestre de 2026 no programa Prontos Pro Mundo
Por Redação SBR
Publicado em 16/07/2025 23:50
Bauru
Foto: Assessoria de Imprensa | Governo de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou a lista dos 26 mil estudantes da rede estadual que participarão da prova de seleção do programa Prontos pro Mundo, que oferece 500 vagas de intercâmbio em países de língua inglesa. Na região de Bauru, mais de 800 alunos foram convocados e farão a avaliação entre os dias 4 e 8 de agosto, diretamente nas unidades escolares onde estão matriculados.

O exame é uma das etapas do processo seletivo que definirá os intercambistas do primeiro semestre de 2026. Os estudantes foram avisados sobre a convocação por meio do aplicativo Sala do Futuro, plataforma digital da Seduc que concentra informações acadêmicas como boletins bimestrais, frequência escolar e notificações oficiais.

Para estar habilitado à prova, o estudante deve estar atualmente na 1ª série do Ensino Médio, ter participado do Saresp em 2024 (quando estava no 9º ano do Ensino Fundamental), ter alcançado pelo menos 90% de frequência no ano anterior e ter obtido certificação no nível 3 ou superior no curso online de inglês oferecido pela própria Secretaria da Educação.

Uma novidade neste ciclo é a ampliação da elegibilidade para estudantes que cursaram o Ensino Fundamental em redes municipais do Estado de São Paulo, desde que tenham ingressado na rede estadual a partir do Ensino Médio.

Nos dias 24 e 31 de julho, professores aplicadores passarão por formação específica para condução da prova. O resultado final com os 500 selecionados será divulgado até o fim de agosto. Os estudantes aprovados farão o intercâmbio em escolas de ensino médio estrangeiras (high schools) e serão acolhidos por famílias anfitriãs durante a estadia.

 

O Prontos pro Mundo prevê o envio de até 1.000 estudantes por ano, em duas etapas, com o objetivo de promover experiências educacionais internacionais para alunos da rede estadual paulista.

Comentários