O Conselho da Comunidade Negra de Bauru realiza a abertura da Semana da Consciência Negra nesta quinta-feira (13). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, e segue até o dia 20 de novembro. A programação deste ano conta com diversas atividades que destacam o protagonismo da comunidade negra e serão realizadas em diferentes pontos do município.
A abertura será nesta quinta-feira, às 19h, no Centro Administrativo da prefeitura. Neste sábado (15), às 19h, será realizada a entrega do Prêmio Luísa Mahin, no Teatro Municipal ‘Celina Lourdes Alves Neves’. A honraria é concedida a 12 pessoas da cidade que se destacaram por suas contribuições à comunidade negra.
Os premiados de 2025 são os seguintes.
- Alandeson de Jesus Vidal
- Alice Balbino Baté
- Antonio Marcos Ferreira da Silva Orletti
- David Ramalho
- Letícia Fernandes
- Maria José (In Memoriam)
- Mayara Serra da Costa Pinto
- Natalino Rodrigues Batista
- Selma Cosmo Celestino
- Vanessa Isabella dos Santos Ramos
- Vinicius Alves Thomas
- Werbe de Jesus Santos
A premiação leva o nome da princesa africana da tribo Mahin, capturada e trazida ao Brasil para ser escravizada. Luísa Mahin, islamizada e alfabetizada, foi uma das líderes da Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de pessoas escravizadas ocorridas na Bahia, no século XIX. Caso o levante tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha do Brasil.
Na segunda-feira (17), será realizado o Diálogo Inter-religioso, no Centro Cultural, às 19h30. Já na quarta-feira (19), às 19h, na Câmara Municipal, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares, honraria concedida a pessoas que contribuem, de diferentes formas, para a valorização da cultura e da história afro-brasileira. Serão homenageados Cíntia Mariza dos Santos, Luiz Francisco Melo e Tobias Ferreira Gomes Terceiro.
Encerrando a programação, no dia 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, será realizada uma homenagem a Zumbi dos Palmares na Praça África, localizada entre as ruas Saint Martin, Júlio Prestes e a avenida Nações Unidas. O ponto alto do evento, com início previsto para às 15h, será a lavagem do busto de Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral e a força das tradições afro-brasileiras.