Vereadores articulam CEI para investigar possível desvio de sucata da Emdurb após vendaval
Por Redação SBR
Publicado em 15/12/2025 14:12
Bauru e região
Reprodução: Câmara Municipal de Bauru

Um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Bauru está se mobilizando para criar uma Comissão Especial de Inquérito, a chamada CEI, com o objetivo de investigar denúncias de possível desvio de bens inservíveis e sucatas que pertenciam à Emdurb, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural.

A iniciativa partiu da vereadora Estela Almagro, do PT, que já conseguiu seis assinaturas para o pedido. Assinaram o documento, além dela, os vereadores Márcio Teixeira, Eduardo Borgo, José Roberto Segalla, Cabo Helinho e Jr. Lokadora. Para que a CEI seja instalada, ainda é necessária mais uma assinatura.

De acordo com o pedido, as denúncias envolvem fatos que teriam ocorrido após o forte vendaval registrado no dia 22 de setembro de 2025, que causou estragos em várias regiões da cidade. Houve queda de árvores, semáforos, danos à rede elétrica e destelhamento de imóveis públicos e residenciais.

Entre os locais atingidos está o Terminal Rodoviário “Dirço Durval dos Santos”, que passava por obras de reforma para reinauguração. Parte da cobertura metálica do terminal foi arrancada pela força do vento, provocando prejuízos e levando à interdição do espaço.

Na época, uma força-tarefa com funcionários foi mobilizada para limpar a área, retirar árvores e remover as estruturas metálicas danificadas, permitindo a retomada das obras. No entanto, segundo o pedido da CEI, não ficou claro qual foi o destino desses materiais considerados inservíveis.

A vereadora Estela afirma que, nos últimos dias, começaram a circular informações sobre possível uso indevido e desvio da finalidade dos valores arrecadados com a venda dessas sucatas.

Os vereadores que assinam o pedido dizem que, se confirmadas, as irregularidades podem ferir os princípios da legalidade e da moralidade administrativa. Por isso, defendem a abertura da CEI, que terá poderes para solicitar documentos, ouvir testemunhas e esclarecer os fatos.

Comentários