Moradores do bairro Pampulha, em Agudos (SP), continuam impedidos de retornar a suas casas após as fortes chuvas que atingiram a região desde domingo (14). Os imóveis apresentam risco de desabamento.
Segundo a prefeitura, a Defesa Civil interditou preventivamente cinco residências localizadas na Rua Budapeste, após constatar comprometimento estrutural nos imóveis.
Em nota, a administração municipal informou que a medida foi adotada de forma preventiva, com o objetivo de garantir a segurança das famílias afetadas. O município afirmou ainda que está prestando apoio e orientações aos moradores atingidos.
"De acordo com os critérios vigentes, as famílias não se enquadram no benefício do aluguel social. Ressalta-se que os imóveis são financiados pela Caixa Econômica Federal e contam, inclusive, com cobertura de seguro", diz a nota.
A Caixa informou que atuou como agente financeiro nos contratos dos imóveis citados e explicou que, em casos de Danos Físicos ao Imóvel (DFI), os mutuários com financiamento ativo podem acionar a seguradora responsável para avaliação e eventual cobertura.
"Para solicitar a cobertura, o cliente deve registrar o sinistro em uma agência da CAIXA ou diretamente junto à seguradora vinculada ao contrato. A análise e o posicionamento sobre a cobertura são de responsabilidade da seguradora, conforme a legislação vigente e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018)", diz a nota.