A escola de samba Acadêmicos da Cartola anunciou nesta terça-feira (16) que não participará do desfile do Carnaval de 2026 em Bauru.
A decisão foi comunicada por meio de nota nas redes sociais, após o encerramento do prazo definido pela prefeitura para a regularização de pendências previstas no edital do carnaval de rua, que será realizado na avenida Jorge Zaiden.
Segundo a escola, um impasse judicial com a Prefeitura de Bauru, que se arrasta desde 1994, impede a emissão de uma certidão necessária para a habilitação no desfile. Sem o documento, a agremiação não poderia participar oficialmente.
A Cartola afirmou que "fez todos os esforços para se regularizar junto ao poder público, mas obstáculos fora de seu controle impedem a participação". A diretoria também destacou que a decisão não significa um afastamento definitivo e garantiu que seguirá lutando para retornar no Carnaval de 2027.
A ausência chama atenção pelo peso histórico da escola no carnaval bauruense. Com 15 títulos, a Acadêmicos da Cartola é a maior campeã da cidade e conquistou seu último troféu em 2024, ao somar 178,4 pontos na apuração.