O busto de Zumbi dos Palmares foi empurrado do pedestal e encontrado caído na Praça África, em Bauru, no fim da noite desta sexta-feira. A situação foi classificada como ato de vandalismo e causou indignação entre representantes do movimento negro.
O caso ganha ainda mais repercussão por acontecer no mês de janeiro, marcado pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21. O monumento, instalado em 2019, é feito de pedra-sabão.
O dano foi percebido pelo conselheiro da Comunidade Negra, Agnaldo Anastácio da Silva, conhecido como Lulinha, que passava pelo local, no cruzamento da avenida Nações Unidas com as ruas Saint Martin e Júlio Prestes. Ele verificou a situação por volta das onze da noite e registrou boletim de ocorrência por dano.
A presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Camila Fernandes, destacou a importância simbólica do monumento. “É um local sagrado para o movimento negro da cidade. É aqui que realizamos todos os anos, no dia 20 de novembro, a tradicional lavagem do busto de Zumbi dos Palmares. Isso não pode acontecer, é inadmissível”, afirmou.
Segundo Camila, há indícios de tentativa de furto da escultura, que é muito pesada e estava fixada à base. “Certamente a pessoa pensou em levar o busto para outra destinação, talvez para venda, mas se deparou com o peso e acabou abandonando no local”, explicou.
O Conselho agora busca imagens de câmeras de segurança da região para ajudar na identificação dos responsáveis. Por segurança, o busto foi retirado e ficou guardado até hoje, pois passará por reforço na fixação.