O Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, abre nesta segunda-feira (9) as inscrições para as matrículas de 2026. A iniciativa é gerida pela Santa Marcelina Cultura e oferece cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes.
Em Bauru, o Polo Polifonia disponibiliza vagas para os cursos de sax, flauta, clarinete, trompete, trombone, violoncelo, baixo, tuba, eufônio, trompa, oboé, percussão e Iniciação Musical I e II. As aulas acontecem nos períodos da manhã e da tarde, com exceção do oboé, que tem vagas apenas no período matutino.
As aulas começam em fevereiro, e as inscrições seguem abertas até o dia 13 de março. Não é exigido conhecimento musical prévio nem a posse de instrumento, já que todo o suporte é oferecido em sala de aula.
“O GURI é uma grande potência de transformação. As 120 mil novas vagas em todo o estado refletem o quanto essa política pública é fundamental e gera impacto para toda a população do estado de São Paulo”, destaca a secretária estadual da Cultura, Marilia Marton.
De acordo com Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, a missão do Guri vai além do ensino musical. “No GURI, os estudantes desenvolvem habilidades que ultrapassam o fazer musical, como o trabalho em grupo, a escuta e o fazer coletivo. É uma oportunidade não apenas de aprender música, mas também de melhorar de vida”, afirma.
Para a matrícula, é necessário comparecer ao polo escolhido com um responsável e apresentar documentos pessoais do aluno e do responsável, além de comprovante de escolaridade e foto 3x4. Crianças a partir dos seis anos já podem se matricular.